FICHA TÉCNICA
CLIQUE NOS NOMES PARA CONHECER MELHOR CADA ARTISTA.
Voz e criação
Bacharel e Licenciado em artes pela UFRGS (universidade Federal do Rio Grande do Sul)André tem formação em canto lírico. Com timbre de tenor, pertenceu ao Coro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre por trinta anos. Nesse tempo, foi regido pelos maiores maestros do Brasil e do mundo. Fez participações em shows de Roberto Carlos e Pavarotti, Edson Cordeiro, Bibi Ferreira e outros. É coautor de Amoresmeus, com seu companheiro de vida, Alexandre Machado.
Direção musical, arranjos e violão
Jaime (São Paulo, 1952) é um compositor, instrumentista, arranjador, produtor musical e violonista brasileiro.
Desde 1985, atuou especialmente como diretor musical dos espetáculos da cantora Maria Bethânia, destacando-se como arranjador e produtor musical dese ícone da MPB por 30 anos. Teve influências de trabalhos que executou ao com Edu Lobo, Antonio Carlos Jobim, Vinícius de Moraes, Hermeto Pascoal, entre outros.Tem uma agenda cheia e um coração gigante. Está preparando agora o novo disco do cantor João Fênix.
Violoncelo
Mineiro, camerista e solista de diversas orquestras brasileiras, faz atuações com grandes nomes da música, como: Maysa, Maria Bethânia, Wagner Tiso, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Chico Buarque, Nana Caymmi, entre muitos outros. Possui 1350 discos gravados e mais de 4000 canções registradas como convidado. Está sempre na ativa, ora acompanhando Wagner Tiso e seu Som Imaginário, ora no Clube da Esquina, no Cello Ensemble, no Quarteto da Guanabara. Atua como solista em orquestras ou acompanhando intérpretes.
Viola e violino
Considerado um dos mais importantes músicos brasileiros de sua geração, Daniel Guedes vem atuando como violinista, violista, camerista, professor e regente. Em 2017, assumiu o cargo de Regente Associado da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Nesse ano, tem realizado muitos concertos, como regente e como solista, principalmente na Sala Cecília Meireles, onde é um dos homenageados de 2023.
Convidados
Voz
Fátima Guedes (Rio de Janeiro, 6 de maio de 1958) é uma cantora e compositora brasileira. Começou a compor aos quinze anos de idade, e em 1973 alcançou o primeiro lugar no Festival de Música da Faculdade Hélio Alonso, com a música "Passional". Teve canções gravadas por Elis Regina, Maria Bethânia, Simone, Ney Matogrosso, entre outros. Em 1973, concorreu no Festival de Música da Faculdade Hélio Alonso, classificando-se em 1º lugar com sua canção “Passional”. Compôs trilhas sonoras para o teatro, como “Onze fitas”, e “O dia da caça”, de José Loureiro.
Sua canção “Meninas da cidade” foi gravada e incluída por Elis Regina no show “Transversal do tempo”. Em 1979, gravou seu primeiro disco, “Fátima Guedes”.
Voz
Nos anos 80 chegou a compor para o grupo Os Abelhudos ficando entre as doze primeiras colocadas no Festival dos Festivais com a música "O Dono da Terra". É uma cantora de música popular brasileira. Sua parceria mais profícua é com o músico Jaime Alem. Sua Música e composições estão presente também na participação dela em seus shows e do grupo "Os Abelhudos". O Grupo "Os Abelhudos" fizeram parte do DVD "O MELHOR DA FESTA PLOC 80'S VOL.2" , Cuja música apresentada por eles é a que a cantora os consagrou, composta por ela e Renato Corrêa "O Dono Da Terra" (Faixa ¨6 do DVD) que fez muito sucesso nos anos 80.
Cordas
Victor Biglione (Buenos Aires) é um virtuoso guitarrista, violonista, produtor musical, arranjador, e compositor argentino radicado no Brasil. É naturalizado brasileiro desde 1982 e desde muito cedo produziu discos de artistas consagrados na MPB. Tem uma parceria muito aclamada com Gal Costa e esse ano recebeu o Prêmio da Música Brasileira pelo disco gravado com Cássia Eller que estava guardado há 30 anos. Victor Biglione (Buenos Aires, 20 de fevereiro de 1958), é um virtuoso guitarrista, violonista, produtor musical, arranjador, e compositor argentino radicado no Brasil.[1] É naturalizado brasileiro desde 1982. Tocou com mais de 300 nomes da MPB e mais de 50 nomes da música Internacional como : Manhattan transfer, Andy Summers, Lee Konitz, Stanley Jordan, John Patittucci, Steve Hackett (Genesis), Bob Moses, Jon Hiseman, entre Outros.Dentre suas mais de 25 premiações, possui 2 Grammy's ( lcom Manhattan Transfer 1988 e Milton Nascimento 2000) foi finalista do Grammy Latino em 2016 com seu álbum "Mercosul" .Possui 6 prêmios como autor de trilhas Sonoras, incluindo 2 KIKITOS de Ouro . Fez 55 Excursões Internacionais por 25 Países. Possui cerca de 30 Álbuns como Solista.
Fez parte do grupo musical brasileiro A Cor do Som[3] e devido a sua versatilidade trabalhou com todos os segmentos da música brasileira, desde a Jovem Guarda a bossa nova, passando pelo Rock e MPB, gravando com boa parte dos nomes mais importantes da música brasileira (como Ivan Lins, Gal Costa, Chico Buarque, Djavan, Milton Nascimento, Sérgio Mendes, Wagner Tiso, João Bosco, Jane Duboc, Cássia Eller, entre outros).
Dança
Com sua formação baseada na dança contemporânea, moderna, clássica e vasta experiência em outros estilos de dança, artes marciais, ioga, educação somática e esportes além de linguagem e interpretação teatral. Desenvolve sua pesquisa em artes e criações artísticas habitando a interface com outras artes e artistas, elementos da natureza, arquitetura, cotidiano, espiritualidade e filosofia. Participou de diversas companhias de dança de Porto Alegre e trabalha há 21 anos de forma independente e em colaboração com outros artistas.
Teatro
Atriz de teatro, cinema e vídeo, foi indicada esse ano para o Prêmio de Melhor Atriz de média metragens pelo vídeo "O Jantar com a a Sra. Beckett", com direção de Décio Antunes. Possui vários troféus Açorianos, o prêmio mais importante das artes em Porto Alegre.
Excertos (gravados):
Coro Infantil Tribo Por Fi Ga
Ertnia Kaigang Coronado - São Leopoldo/RS
Direção de Movimento
Trabalhou com diversas companhias de dança gaúchas. Foi uma das fundadoras da Terra Companhia de Dança do Rio Grande do Sul, que se apresentou em praças públicas, ginásios, presídios e hospitais. No total, foram 431 apresentações no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Também fundou em 1987 a companhia Terpsí Teatro de Dança, da qual foi coreógrafa e diretora. Em 2006, iniciou o Centro de Estudos Coreográficos Terpsí, um espaço para a pesquisa, experimentação, diálogo e reflexão sobre Dança.
Preparação Vocal
Bacharel em Música pela UFRGS. Concluiu também os cursos Básico de trompete e Avançado de canto no Conservatório Pablo Komlós /OSPA, além de participar de oficinas e cursos de aperfeiçoamento desde o início de sua formação. Em 2014, recebeu o 1º Prêmio no 12º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas. Lecionou canto no curso de extensão da Unisinos, foi professora substituta na UFRGS em dois períodos distintos, além de trabalhar a preparação vocal de coros. Tem se apresentado em recitais e também de concertos e montagens de ópera com as principais orquestras do RS. Atualmente, atua como preparadora vocal no Coro Sinfônico da OSPA.
Cenografia
Uruguaio, pesquisa materiais como resina, bronze, tinta automotiva, acrílica e cerâmica. Desenvolve um trabalho irreverente, que mereceu comentário de Angel Kalemberg, durante a XIX Bienal Internacional de São Paulo, em 1987, a propósito da obra Juízo, purgatório e paraíso dos farofeiros: Nakle fusiona o homem com o animal, ou o contorna ou superpõe. Zoomorfisa parte do humano; cabeça ou membros. Realizou individuais em importantes e consagrados espaços no exterior como o Stedelijk Museum, em Amsterdã, Holanda. Em 1989 foi artista convidado da III Bienal de Cuba. Expôs no Uruguai, Argentina e Chile.
Figurinos
Passou pelas marcas Maria Bonita, Osklen e Havaianas. O estilista gaúcho Mareu Nitschke retoma a marca que fundou em 1998 (Espaço Quadrado). Parte da primeira geração de estilistas a desfilar no SPFW, ele criou para o novo debut, 30 peças pretas elaboradas a partir de quadrados de tecido. Atualmente prepara o figurino para o novo espetáculo de Luiz Arthur Nunes.
Desenho de Luz
Esse gaúcho, designer de luz premiado por inúmeros trabalhos no teatro, dança e circo. Leandro transforma o espaço em magia com seu olhar cuidadosamente técnico e amplamente passional.
Fotografia
Renato Mangolin é fotógrafo de cena desde 2008. Tem a DellArte Soluções Culturais, a Orquestra Petrobrás Sinfônica e a Orquestra Sinfônica Brasileira como seus principais clientes. No cenário clássico, fotografou concertos dos brasileiros Antonio Menezes, Cristian Budu e Nelson Freire, além dos concertos internacionais de Alexandre Tharaud (França), Avi Avital (Israel), Branford Marsalis Quartet (EUA), Dianne Reeves (EUA), Jazzmeia Horn (EUA), Maria João Pires (Portugal), Pinchas Zukerman (Canadá), Thundercat (EUA) e Yaja Wang (China).
Desenho de logomarca
Carlos Alberto Wladimirsky (Porto Alegre RS 1956). Pintor, gravador, desenhista e performer. Ingressa no curso de arquitetura da Universidade do Vale do Rio dos Sinos em 1975. Em 1978, ano em que conclui o curso superior, estuda gravura com Eduardo Cruz. Entre 1978 e 1981, dirige filmes Super-8, peças de teatro e performances. Integra o grupo Espaço N. O. entre 1979 e 1982. Em 1980, frequenta o ateliê da pintora Laura Cesana, em Lisboa (Portugal). Forma-se em história na Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras em 1983, e realiza a sua primeira individual, no Margs.
Arte para o produto “QR Code”
Maria Tomaselli Cirne Lima (Innsbruck, 1941) é uma pintora e gravadora austro-brasileira. Estudou filosofia na terra natal. Veio para o Brasil em 1965, estabelecendo-se em Porto Alegre. Estudou pintura com Iberê Camargo, escultura com Xico Stockinger e gravura com Eduardo Sued, Danúbio Gonçalves e Anna Letycia Quadros. Realizou muitas exposições individuais e coletivas além de bienais pelo mundo. Possui obras no acervo dos maiores museus do Brasil e do mundo e coleciona prêmios.
Engenharia de som e gravação
É mestre em mixagem, masterização e produção musical. Trabalha com músicos respeitados no Sul e já recebeu prêmios diversos por seus trabalhos.
Mixagem e masterização de áudio
Gravação e edição de vídeo
Clóvis Corrêa- Ciclo Comunicação/RJ
Assessoria de Imprensa
Lizi Ricco- LZF Conteúdo e Design/RS
Assessoria de Imprensa
Lizi Ricco tem mais de 15 anos de experiência na área de comunicação, como jornalista e assessora de imprensa, atuando em veículos de mídia e em empresas corporativas dos mais diversos segmentos.
Gestão de Mídias Sociais
Publicidade
Atendimento: Tathiana Puglia
A AGENDA CULTURAL é uma agência de marketing especializada no segmento cultural, que atua no mercado publicitário buscando parcerias e soluções em mídias de grande impacto e audiência, aumentando a visibilidade das produções e gerando emoção na vida das pessoas.
Contabilidade
Produção Executiva
Atua como produtora desde 1991. Experiência na produção de dança, teatro, vídeo e música. Em sua trajetória profissional, consta a coordenação de produção dos espaços do município do Rio de Janeiro durante 19 anos. Atualmente agencia e produz vários artistas, como Fátima Guedes, Rosa Marya Colin, além da Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro.
Formatação de projetos e prestação de contas
Desde 2019, é proprietária da empresa Raio de Sol Produções, onde oferece assessoria para a elaboração de projetos culturais, prestando serviços de criação de projetos para leis de incentivo à cultura e orientação à artistas sobre editais e leis de incentivo. Seus projetos têm progresso em importantes editais, como o PROAC e o SESI - SP.
Coordenação de produção e responsável legal
Com 37 anos no meio artístico, Alexandre começou como cenógrafo, figurinista, diretor de arte e iluminador, tendo sido indicado a prêmios em todas áreas de atuação. Tem experiência e domina a linguagem cênica como poucos produtores. Constrói ideias, obras e eventos. Especializado em produção fonográfica, direitos autorais e marketing digital. Montou espetáculos engajados, inteligentes e com forte apelo visual e sonoro.